trabalho do ph
Sobre a inversão térmica, assinale a alternativa correta.
a) As inversões térmicas são mais freqüentes no verão e, geralmente, são responsáveis pelos episódios menos críticos de poluição que acontecem em áreas rurais e em pequenas cidades.
b) Ela favorece a concentração de poluentes atmosféricos, porque a camada de inversão interrompe as correntes ascendentes, bloqueando a dispersão das partículas poluidoras.
c) A camada de ar mais fria situa-se sobre a mais quente e trata-se de uma situação permanente que pode derivar de várias causas, dentre as quais o super-resfriamento da superfície e a entrada de massas de ar quente.
d) As características do sítio urbano como, por exemplo, fundo de vale ou depressões, são elementos que impedem, de forma decisiva, o aparecimento de inversões térmicas.
Questão 23
(VUNESP SP) O carbono tornou-se um dos principais detritos da civilização industrial moderna. Cada tonelada de carbono despejada na atmosfera resulta em 3,7 toneladas de dióxido de carbono, o gás aparentemente inofensivo que se transformou em uma das principais ameaças ao futuro da humanidade.
EMIMSSÕES DE CARBONO POR COMBUSTÍVEL FÓSSIL – 1950 – 88
Fonte: Oak Ridge National laboratory Worldwatch.
Analise o gráfico apresentado e responda. O fato que desencadeou esse aumento considerável no uso do carvão foi:
a) 1ª e 2ª Revolução Industrial
b) 1° Guerra mundial
c) 3ª Revolução Industrial
d) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 24
A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de
CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências:
a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
b) aumento da temperatura em escala local.
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
d)