trabalho do DJ
''QUESTÕES SOBRE O TEXTO “ESTÁ FALTANDO UM PEDAÇO DO CÉU”, DE CARL SAGAN.
1-DESCREVA COMO O ÁTOMO DE CLORO ELIMINA MOLÉCULAS DE OZÔNIO E A TEMPORALIDADE. QUAL O PAPEL DO CLORO NA REAÇÃO. O Cloro agindo como um catalisador destrói as moléculas de ozônio, mas não se destrói. São necessários anos para que o cloro seja levado de volta para a atmosfera mais baixa e eliminado durante a chuva. Nesse tempo, um átomo de cloro pode presidir à destruição de cem mil moléculas de ozônio. A reação se passa da seguinte maneira: (O, + luz uv » 20 2C1 [de CFCS) + 20 2C10 + 20 2C10 + 20 2C1 [regenerando o Cl) + 20). Desta forma, o resultado básico é: 20 - 30 duas moléculas de ozônio foram destruídas; três moléculas de oxigênio foram geradas; e os átomos de cloro estão preparados para causar mais danos. Isto se resume, simplificadamente em: algumas moléculas invisíveis, em algum lugar no alto do céu, estão sendo destruídas por outras moléculas invisíveis manufaturadas aqui embaixo, na terra.
2-COMO FOI CRIADO E QUAL A DURABILIDADE DOS CFCs? Os químicos dos Estados Unidos, da República de Weimare da Alemanha nazista inventaram uma classe de moléculas que nunca existira antes na Terra. Eles lhes deram o nome de clorofluorcarbonetos (CFCS), compostos de um ou mais átomos de carbono a que eram ligados alguns átomos de cloro e/ou flúor. Eis um deles: Cl l Cl - C - Cl (C = carbono, Cl = cloro, F = flúor.) Os fluorcarbonetos não só se tomaram o principal fluido ativo nos refrigeradores, mas também nos condicionadores de ar. O ozônio é naturalmente formado lá no alto, a uma altitude média de 25 quilômetros. A luz ultravioleta (uv) do Sol. Uma molécula CFC sobrevive nessas altitudes durante mais ou menos um século, até que a luz uv à obrigue a liberar seu cloro, que é um catalisador que destrói as moléculas de ozônio.
3- COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FITOPLÂNCTION E SUA AMEAÇA AO CLIMA. O fitoplâncton é entre os seres que vivem nos oceanos, são minúsculas plantas