Biologia
Relatório realizado por: Jessica Reis, Oriana Rocha e Vanessa Peixoto.
Biologia, 12º B – 2010/2013
Quais as principais alterações no ventre e no embrião durante as 40 semanas?
- Cerca de 500 milhões de espermatozoides poderão entrar na vagina. A primeira célula da futura vida forma-se quando o núcleo do espermatozoide se funde com o óvulo. Anda não se sabe como é que o espermatozoide vai ao encontro do óvulo, mas estudos recentes dizem que é através do olfacto.
- No primeiro dia o óvulo divide-se e à medida que o óvulo percorre as trompas de Falópio as células vão-se dividindo. Uma célula transforma-se em milhões de células em apenas 40 semanas.
- A gravidez divide-se me três trimestres. 1º Trimestre (0-3 meses)
3ª Semana: O tubo neural é esticado. Este tubo dá origem à espinal medula. Forma-se o sistema nervoso e o coração.
4ª Semana: O embrião é agora do tamanho de um feijão. Cresce 1 mm por dia. Possui uns altos no corpo que irá dar origem aos braços e às pernas. 1.5% do nosso gene é que nos define como humanos.
Neste momento, o embrião tem 2 cm de comprimento. Possui dois “pontos negros” que serão os olhos. Também possui uma enorme cabeça.
8ª Semana: O feto obtém oxigénio, água e nutrientes através do cordão umbilical. Com a placenta não há mistura de sangue entre o feto e a mãe.
9ª Semana: O sistema nervoso está a desenvolver-se. O feto começa a mexer. O cérebro ainda não é capaz de controlar os movimentos. O coração não é controlado pelo cérebro. Há cerca de 157 batidas cardíacas por minuto.
10ª Semana: A primeira ecografia realiza-se entre a 10ª e 14ª semana. Esta é muito importante para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do feto e para determinar a existência de anomalias.
11ª Semana: Todos os membros estão agora formados. O feto começa a ter o reflexo de andar. É entre a 6ª e 11ª semana que ocorre a metamorfose. O feto é 5 vezes maior e