Trabalho Do Cobre
COBRE
Introdução
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu, número atômico 29 e de massa atómica 63,6. À temperatura ambiente, o cobre encontra-se no estado sólido. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata.
Conhecido desde a antiguidade é utilizado, atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
Entre as suas propriedades mecânicas destacam-se sua excepcional capacidade de deformação e ductibilidade. Em geral, suas propriedades melhoram em baixas temperaturas. O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objeto de decoração, o cobre tornou-se, pela sua resistência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
História do Cobre
O cobre é um dos mais antigos metais a ser descoberto pelo homem e sempre se fez presente na evolução das civilizações;
O cobre alcançou sua dimensão de metal imprescindível para o desenvolvimento industrial mundial em 1831, quando Faraday descobriu o gerador elétrico. Desde então, a demanda pelo metal cresceu de forma notável. Propriedades
Condutividade elétrica;
Condutividade térmica;
Flexibilidade e maleabilidade;
Tensão;
Cores;
Corrosão;
Antimicrobiano.
Ligas do Cobre
O cobre tem aplicações quase infinitas na indústria graças a sua capacidade de se unir a outros elementos e dar origem a ligas com características diversas. Nenhum outro metal apresenta tantas colorações quanto o cobre e suas combinações: vermelho, dourado, marrom, verde, cinzento;
Existem mais de 400 combinações de ligas com cobre.
Tipos de ligas
Aplicações - Instalações Elétricas
Fios e cabos;
Barramentos;
Equipamentos eletrônicos;
Aterramento;
Qualidade de energia;
Outros usos dentro