Trabalho disciplinar
CONTÁBEIS
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ – v.9, n.1, 2004, p.33
Denílson Nogueira da Silva
Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ
Gilcina Guimarães Machado
Prof. ª Dr. do Mestrado em Ciências Contábeis/FAF/UERJ
RESUMO
A Matemática, como ciência dos números, é uma importante teoria para o desenvolvimento em vários campos. Neste trabalho procuramos estudar o desempenho e o grau de compreensão da importância da Matemática que os graduandos em Ciências Contábeis relatam. O objetivo é identificar a fonte dos problemas relacionados com a Matemática no Brasil. Esta análise é baseada num levantamento de dados cujos resultados foram obtidos após a aplicação de uma série de questões que foram respondidas pelos entrevistados.
Palavras-chave: Contabilidade,
Matemática, Educação Matemática.
Denílson Nogueira da Silva e Gilcina Guimarães Machado
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ – v.9, n.1, 2004, p.34
1 INTRODUÇÃO
A Matemática busca estabelecer um vínculo com o mundo vivo, prevendo-o ou teorizando-o. É composta fundamentalmente por objetos que são representados por fórmulas, variáveis, conceitos, teoremas e proposições. A fundamentação matemática e a modelagem de situações são realizadas através da aplicação dos objetos matemáticos, pertencentes à Ciência
Matemática. O objeto matemático é uma visão de certos aspectos de um objeto material qualquer (Cotrim, Parisi, 1991,p.11).
A lógica é implementada dentro destes conceitos e levando em consideração que o pensamento para ser correto deve ser utilizado através dos mecanismos de inteligência cujas etapas compreendem:
a) A simples apreensão (tomarconhecimento, sem negar ouafirmar o fato);
b) O juízo (afirmação ou negaçãoentre duas idéias);
c) O raciocínio (junção dos doisjuízos para concluir um novojuízo).
A Filosofia da Educação Matemática trabalha com assuntos tratados pela
Filosofia