Trabalho desigualdades sociais
Introdução: A desigualdade social é um fenômeno comum em nossos dias, sendo mais fácil presencia-lo em países pobres ou emergentes, ao contrário do que pensamos este desnível social vai além da desigualdade econômica e abrange outros tipos de disparidades como a de escolaridade, de gênero, de renda etc. Em suma este problema refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social.
A desigualdade Social no Brasil: Apesar de o Brasil estar entre os dez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo, é inerente a todos que o Brasil possui péssima distribuição de renda, homens ainda ganham mais que as mulheres, negros ainda são discriminados e marginalizados, a educação de pobres e as oportunidades dos menos favorecidos ainda passam longe da qualidade que outras pessoas tem acesso, juntando isso e mais um pouco temos a receita completa para um país desigual.
Causas da Desigualdade social: Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade
Política fiscal injusta
Baixos salários
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
A desigualdade na visão de Marx: Segundo Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações e que tornam a sociedade possível. Essas ações ajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros. Assim Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades. As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a