trabalho design
Patrimonial: incide sobre determinado patrimônio, como é o caso do IPTU (imóveis), IPVA (automóveis) e ITR (propriedades rurais).
Renda: calculado considerando a renda de uma pessoa, física ou jurídica durante determinado período. Um bom exemplo é o Imposto de Renda.
Consumo: são cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adquire determinado produto ou serviço, ela já está pagando o imposto que está embutido no valor da compra. Isto ocorre com o ICMS, IPI e ISS entre outros. Todos pagam impostos, direta ou indiretamente a estrutura administrativa de um país, seja ele federal, estadual ou municipal. Os impostos que pagamos podem ser federais quando é destinado ao governo federal, estaduais quando é destinado ao governo estadual ou municipal quando e imposto for para o governo municipal.
Os valores arrecadados dos impostos servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. Também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc). A utilização do dinheiro proveniente da arrecadação não é vinculada a gastos específicos. O governo, com a aprovação do legislativo, é quem define o destino dos valores, através do orçamento. O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).
Impostos Federais
II– Imposto sobre Importação: De competência da União, incide sobre a importação de produtos estrangeiros. Tem como fato gerador a entrada destes no