Trabalho de: design de interiores
Design de Interiores
É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Consumo e o individuo: consumidor e suas exigências
Já faz algum tempo que se preocupar com a decoração da casa era um luxo e que poucos tinham acesso é mais do que colocar um enfeite aqui outro ali para alegrar o ambiente, o trabalho tem o poder de aumentar o bem-estar dos moradores, atribuindo conforto. Isso já foi descoberto pela classe média, que cada vez mais investe no design de interior. Profissionais das mais diversas áreas notam o crescimento e o interesse pela decoração dessa quantia de consumidores.
A demanda vem aumentando cada vez mais. Esse crescimento é notado e tem reflexos em vários setores da economia. O interesse da classe média e o crescimento do poder aquisitivo da classe C na decoração vêm aumentando muito. “Os clientes buscam uma maior identidade com o seu lar, ou seja, uma casa mais com sua cara”. Isso pode ser notado através da grande procura por decoradores tanto por empresas como também residências. Clientes residenciais, que precisam de orientação na hora