trabalho de introduçao ao design
As funções Prática, Estética e Simbólica de Löbach
Bernd Löbach é um dos mais importantes pensadores do design. Em seu livro "Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais" ele defende que um bom produto de design deve atender a três funções básicas, prática, estética e simbólica.
Função prática
A função prática diz respeito à capacidade do produto em atender a uma necessidade de uso. Uma cadeira, por exemplo, deve ser suficientemente confortável e segura para qualquer um que decida usá-la, já um cortador de grama deve, antes de tudo, cortar bem o gramado. Nesse sentido, a função prática dos produtos de design pode ser avaliada segundo a sua usabilidade, ou seja, um produto deve ser "usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico" (ISO 9241-11).
Função estética
A estética para Löbach - e para a maior parte dos designers - não diz respeito à beleza de um produto, mas a capacidade de sensibilizar pelo menos um dos sentidos humanos. Assim, os produtos devem ser projetados de forma que os elementos estéticos (cores, formas, texturas, sons, entre outros) se relacionem entre si de forma harmoniosa, e cumpram a função de atrair a atenção e seduzir os usuários.
A função estética é geralmente a primeira que estabelece alguma reação nos usuários, justamente por ser a menos mediada por conceitos e necessidades, a cor amarela em uma placa de sinalização de trânsito é percebida como cor antes de ser associada à ideia de advertência, as formas de um carro são vistas e avaliadas antes que se perceba as suas características técnicas, como potência ou consumo. Por isso a função estética é a mais intimamente relacionada ao design pelo público em geral, apesar de não ser a mais importante e nem a única função de um bom produto.
Função simbólica
Apple Iphone (http://www.apple.com/br/ios/ios7/). Além da