Trabalho desenho técnico
O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas deve manter sempre o rigor e a objetividade que o caracterizam. Os modos mais usados em desenho técnico são as representações em vistas e em perspectiva.
O órgão que serve como referência para normas é o ISSO (International Orgazination for Standardization).
O objetivo da escrita normalizada é básicos, a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. Para fazer uma leitura e interpretação melhor da escrita para poder desenhar sem a perda da qualidade.
A utilização correta dos tipos de linhas facilita a interpretação dos desenhos e sua compreensão. A linha contínuo grosso serve para as áreas visíveis, como contorno e as arestas visíveis. E para os contornos invisíveis e arestas invisíveis usamos as linhas: interrompido grosso e interrompido fino.
É necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto, para que sejam feitas consultas rápidas, e para que não haja erros em sua execução. É importante também para que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.
Devemos utilizar escalas quando o objeto a ser representado é muito grande em relação à folha, chamando de escala de redução, ou seja, dimensão do desenho é menor que sua dimensão real ou quando é muito pequeno e em tamanho real não consiga representar devidamente seus detalhes e dimensões, chamado de escala de ampliação, ou seja, a dimensão do desenho é maior que sua dimensão real.
É uma reta horizontal (ou vertical) que ao cruzar com outra vertical (ou horizontal) forma o ângulo reto de 90º.
Duas ou mais retas são paralelas quando elas não tem nenhum ponto em comum, ou seja, nunca se cruzam