Trabalho decente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 4
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 5
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 5
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos explanar acerca do tema “Trabalho Decente” de acordo com a Organização Internacional do Trabalho e todas as questões que envolvem a sua abordagem, bem como avaliar de forma simples os avanços obtidos e quais foram as prioridades tomadas desde 2003 e simultaneamente inserindo o papel do Administrador em todo o contexto empresarial de forma a contribuir com maiores condições de trabalho.
TRABALHO DECENTE
1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE
Segundo a Organização Internacional do Trabalho. Trabalho Decente é o ponto de convergência entre os quatros objetivos estratégicos. São eles: A liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; a abolição efetiva do trabalho infantil e eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação. Estes pontos visão a obrigatoriedade do respeito aos direitos no trabalho e a promoção do emprego de qualidade, bem como estender a proteção e o fortalecimento do diálogo social.
2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
O Brasil lançou no ano de 2006 a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD) fazendo menção ao Memorando de Entendimento para promover uma agenda de trabalho decente no país assinalando três prioridades, estas que servirão como indicadores. Como segue abaixo.
• Prioridade 1:
Gerar cada vez mais e melhores empregos que promovam a igualdade de oportunidades e de