Trabalho decente
E dentre estes danos, podemos citar alguns deles tais como:
• Lixo: Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produção de lixo se apresenta como um problema de difícil solução. A partir da Revolução Industrial, como a intensificação da migração dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes á produção de resíduos sólidos de diferentes naturezas (domésticos, indústrias, serviços de saúde, etc.), os quais constituem – se atualmente numa das principais fontes de degradação do meio ambiente.
• Poluição hídrica (poluição da água): Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas indústrias. Como o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora. O que há de errado é o fato de rios e lagos servirem como local depósito para esses mesmo químicos.
• A principal fonte de poluição hídrica é o homem. Quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água, o Homem e o principal responsável pela contaminação de rios, lagos, e água de consumo. No fundo, é irônico que o ser humano polua algo que vai fazer parte da sua cadeia alimentar. A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Como a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das conseqüências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis conseqüências para o Homem.
• Poluição (atmosférica) do ar
• A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da