Logistica empresarial
Curso superior de tecnologia em logística e comércio exterior
1° e 2° Módulo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2. HISTÓRICO DA EMPRESA 3. LOGÍSTICA EMPRESARIAL DA FILIAL DROGASIL/SANTOS 4. CONTABILIDADE 5. OPERAÇÕES FINANCEIRAS 6. MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR 7. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Devido à cidade de Santos apresentar uma grande parcela da população na terceira idade, o consumo de remédios na região ganha significativa importância na economia local. Este trabalho propõe um melhor entendimento no que envolve tal cadeia logística, em relação à cadeia de suprimento, canais de distribuição, planejamento de estoque, distribuição de produtos e custos logísticos.
O trabalho tem com objetivo compreender os fundamentos da logística aplicados a empresa Drogasil/ Filial Santos. Através dos dados contábeis, dados financeiros e a compreensão dos processos de negociação que ocorrem dentro da empresa, temos por objetivo conseguir entender os seus canais de distribuição e identificar os fatores que compõem os custos logísticos, por compreender a importância dos operadores logísticos na eficiência do fluxo físico de mercadorias.
Os capítulos a seguir, com base nos dados fornecidos, procuraram expor se a empresa Drogasil/Filial Santos tem aplicado ou não em sua gestão os recursos logísticos disponíveis.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
A história da Drogasil tem início com a sua fundação em 28 de março de 1935 (1), quando dois proprietários de pequenos grupos de farmácias, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, resolveram fazer uma fusão de suas empresas, a fim de agregar suas experiências e recursos para obter maior produtividade e rentabilidade. A nova sociedade passou a operar sob a denominação de Drogasil Ltda.
Dois anos depois, em 1937, a Companhia passou a atuar como rede, por meio da incorporação