Trabalho decente
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 5
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades 5
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO DE SANTA CATARINA 7
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 8
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 9
2.6 ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 9
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O crescimento da pobreza e da miséria, após grandes crises financeiras ocorridas no mundo, é algo que preocupa as lideranças mundiais.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) desenvolveu um conceito do que podemos considerar como condições ideais de trabalho, propondo aos governos criarem formas de combater a pobreza, envolvendo a todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, criando assim melhores condições de trabalho, promover o bem estar e qualidade de vida aos trabalhadores.
Neste trabalho veremos qual é o conceito da OIT, suas prioridades e seus avanços no Brasil.
2 TRABALHO DECENTE
O conceito de Trabalho Decente foi introduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) , em 1999, e visa a traduzir o objetivo de garantia a todas as pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Desta forma, o Direito ao Trabalho Decente é reconhecido como o direito a um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores e sua família. Trata-se, portanto, do direito a um trabalho que permita satisfazer as necessidades pessoais e familiares de alimentação, educação, moradia, saúde e segurança. É também o direito a um trabalho que garanta proteção social nos impedimentos de seu exercício (desemprego, doença, acidentes, entre outros), assegura renda ao chegar à época da aposentadoria e no qual os direitos fundamentais dos trabalhadores e trabalhadoras