Trabalho decente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
3 PRIORIDADE DA AGENCIA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 5
3.1 TRABALHO REMUNERADO 5
3.2 JORNADA DE TRABALHO 5
4 EXEMPLO 7
4.1 CONDIÇÕES DE TRABALHO..............................................................................8
4.2 PAPEL DO ADMINSTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE....9
5 CONCLUSÃO........................................................................................................11
REFERENCIAS..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Veremos a seguir que trabalho Decente é uma ocupação produtiva adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
O enfrentamento do desemprego é um dos pontos centrais em políticas relacionadas ao trabalho. A promoção do trabalho decente, entretanto, visa, além da geração de ocupação e renda, estimular que a ocupação desenvolva-se em condições tais que representem meios efetivos para o alcance de condições dignas de vida.
Por conseguinte, a promoção de trabalho decente envolve ações de geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho; enfim, a busca por oportunidades de trabalho mais equânimes, com liberdade e abertura à participação e ao diálogo social. Destaca-se igualmente o objetivo de erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho escravo ou forçado e outras práticas espúrias.
CONCEITO DE TRABALHO DECENTE
Trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, sustendo para a família, redução das desigualdades sociais, a garantia de governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Conferimos ao direito ao trabalho, tal como está estipulado nos