trabalho de
Howard Gardner se formou em psicologia e neurologia, causou grande impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Sempre se interessou muito pelos processos de aprendizado, durante sua busca ao conhecimento se identificou muito com as descobertas do suíço Jean Piaget. Na sua infância se dedicou à música e às artes, o que o fez supor que as noções consagradas a respeito das aptidões intelectuais humanas eram parciais e insuficientes.
A teoria das inteligências múltiplas
Howard Gardner estudou muito a inteligência humana até concluir, que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Por isso um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. Segundo Gardner, existe poucos casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas, mas que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência. Para Gardner, as inteligências podem aparecer no indivíduo de duas formas diferentes, nascendo com determinadas inteligências, com a ajuda da genética e as experiências vividas através do tempo também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências. Os estímulos e o ambiente social são de grande importância no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o seu desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.
As inteligências múltiplas
Corporal – capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Lógica – capacidade para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em