Trabalho de ética
A música relata o sofrimento do nordestino que cansado sai em busca de oportunidade nas grandes cidades, onde ao contrário são expostos a humilhações e discriminações por parte daqueles que os consideram inferiores por ser um povo sofrido e de pouca cultura aproveitando-se da necessidade que eles passam.
A música mostra que o rapaz contribuiu na construção mesmo que recebendo pelo serviço é descriminado apenas por admirar a obra que ele participou e tal discriminação segue ate com sua família mostrando bem a diferença e discriminação social.
Podes observar!Isto é certo! Daí para ele não dizer diretamente de onde vem tal preconceito, ele, fala de Cristo,meio que pra quem esteja sofrendo este tipo de preconceito,na vida cotidiana,que não se amedrontem,afinal,ele não é aceito em todas as casas não só naquele pedaço de chão,mas em todos os lugares que ele pôs a natureza.
A música “Cidadão” foi composta na década de 70 pelo poeta baiano Lúcio Barbosa, em homenagem ao seu tio Ulisses.
Ela narra a saga de um eu-lírico que trabalha como pedreiro, mas em razão da sua condição humilde, não pode freqüentar nenhuma das obras por ele construídas. A inspiração veio do fato do tio também ser pedreiro, ter construído inúmeras obras na cidade grande, mas não possuir casa própria.
É uma música forte que aborda o preconceito e a discriminação que os nordestinos sofrem nas grandes cidades e faz referência a alguns problemas sociais, tais como moradia, educação e trabalho.
O título “Cidadão” é proposital para demonstrar distanciamento entre os indivíduos privilegiados, em pleno gozo dos direitos civis e políticos, ou no desempenho de seus deveres para com o Estado, e demonstra que a sociedade burguesa pode ser muito cruel, quando não considera as pessoas pobres como “cidadãs”.
Nas duas primeiras estrofes o Eu-lírico cita sempre a presença de um “cidadão” que o proíbe de entrar nos lugares, mas, na verdade, ele próprio não é capaz de