Trabalho de S.o
3º Período de Sistemas de Informação.
1)
Os principais benefícios da técnica de memória virtual são possibilitar que programas e dados sejam armazenados independente do tamanho da memória principal, permitir um número maior de processos compartilhando a memória principal e minimizar o problema da fragmentação.
2)
O processador apenas executa instruções e referência dos dados residente no espaço de endereçamento real; portanto, deve existir um mecanismo que transforme os endereções virtuais em endereções reais.
3)
Caso o mapeamento fosse realizado para cada célula na memória principal, o espaço ocupado pelas tabelas de mapeamento seria tão grande quanto o espaço de endereçamento virtual de cada processo, o que inviabilizaria implementação do mecanismo de memória virtual.
4)
A diferença principal entre os dois sistemas está relacionada à forma como o espaço de endereçamento virtual está dividido logicamente. Na paginação, o espaço de endereçamento está dividido em blocos com o mesmo número de endereços virtuais (páginas), enquanto que na segmentação o tamanho dos blocos pode variar (segmentos).
5)
Página virtual é um conjunto de endereços virtuais que faz parte do espaço de endereçamento virtual de um processo. Página real é um conjunto de endereços reais localizado na memória principal
6)
São tabelas de mapeamento, utilizadas no mecanismo de memória virtual, que possibilitam que endereços virtuais sejam traduzidos em endereços reais.
7)
Para indicar se a página ou o segmento em questão encontra-se na memória principal.
8)
O Page fault ocorre todas as vezes que um processo faz referência a um endereço virtual pertencente a uma página virtual que não se encontra mapeada em uma página real, ou seja, não está, no momento, na memória principal.
9)
A fragmentação interna em um sistema que programa paginação só é encontrado, realmente, na última página, quando o código não ocupa o frame por completo.