Trabalho De S Cio Ambiental
Primeiramente devemos definir o que é energia, sendo definida pelos cientistas como a capacidade de realizar trabalho, deslocando alguma coisa contra uma força de resistência. Em nosso meio temos vários tipos de energia como a cinética, potencial, térmica, química, elétrica e nuclear. Segundo Walisiewicz (2008), os dados disponíveis atualmente indicam que as reservas conhecidas teriam somente uma “vida” de 250 anos no caso do carvão, 40 anos no do petróleo e 70 anos de gás, portanto, torna-se extremamente importante a questão de novas formas de energia, para que estas supram as carências que as atuais deixarão.
A nossa dependência de energia foi revelada principalmente pelas guerras ocorridas no século passado. Podemos dizer que hoje muito pouco da mão de obra com o corpo são utilizadas. A maior parte dos países utilizam fontes de energia fósseis, algo que se torna preocupante, visto que nas próximas décadas tende a findar esta era de energia. A partir disso podemos vislumbrar que futuramente teremos que nos desapegar deste tipo de energia e pensarmos em outras formas, como mostra o gráfico abaixo
Figura 1: Demanda Mundial de energia
Fonte:Myrlla Galdino R. S. Santos.Disponível em:< http://www.revistaanalytica.com.br/edanteriores /32/Art05.pdf> Acesso em: 10 jun 2014.
Segundo o site do grupo ambientalista Greenpeace especialmente a partir da Revolução Industrial, no século 18, promoveu-se um salto tecnológico e o crescimento das civilizações como nunca vistos antes, impulsionando também uma taxa inédita e perigosa de poluição e degradação da natureza.
Outro fator a ser considerado é a limitação dos combustíveis fosseis que esbarra nas questões ambientais, pois, a maioria dos combustíveis queimados liberam dióxido de carbono no ar, aumentando o efeito estufa. Outro fator é que estes gases liberados na atmosfera produzem chuvas ácidas que destroem plantas e mata os peixes dos lagos. Com esse panorama cada vez mais se tornará importante a