Trabalho De L Gica Fal Cias
FACULDADE DE DIREITO
ALINE SILVA PALMEIRA
FALÁCIA
SÃO PAULO
2015
Sumário
Resumo 4
Introdução 5
1. Origem 6
2. Falácia- Conceito 6
3. Falácias da dispersão e o falso dilema 8
4. Classes Relevantes de Falácia 8
4.1. “Argumentum ad Ignoratiam” (Argumento da Ignorância) 7 4.2. “Argumentum ad Baculum” (Apelo à Força) 8
4.3. “Argumentum ad Hominem” (Ataques Pessoais) 8 4.4. “Argumentum ad Misericordiam” (Apelo à Piedade) 9 4.5. “Argumentum ad Populum” (Apelo ao Povo) 9 4.6. “Argumentum ad Verecundiam” (Apelo à Autoridade) 10 5. Como Evitar Falácias 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
“A crença de ser a juventude a época mais feliz da vida é baseada numa falácia. A pessoa mais feliz é aquela que tem os pensamentos mais interessantes. Assim, podemos tornarmo-nos mais felizes na medida em que nos tornamos mais velhos.”
Montesquieu
Resumo
A falácia tem como objetivo desviar nossa atenção do que se considera verdadeiro, estas são usadas pelos oradores para manipular aqueles que escutam seus argumentos. Segundo Othon Garcia1 cabe a Lógica mostrar que as falsas opiniões tem como ponto de partida um raciocínio ilegítimo e vicioso conforme publicado em seu livro Comunicação em Prosa Moderna (2006) 2, que será de grande importância no trabalho apresentado, o autor diz ainda que sofismas são falaciosos e são elaborados com a intenção de enganar. A seguir neste trabalho serão apresentados alguns conceitos sobre a falácia e algumas de suas classes que possuem mais relevância e sua origem. Através da acentuação ou ênfase podemos criar uma falácia de modo que venha a enganar que a lê.
Introdução
Para entendermos melhor o que é falácia devemos primeiros nos atentar no sentindo da lógica. A lógica é um instrumento para pensarmos corretamente, esta era chamada por Aristóteles de “Organon”, ele definia-a como “analytikos” (analítica), devido à examinação de detalhes.