trabalho de xadrez
Rafael Ferreira Simões – 9°A
Principais regras do xadrez
Peças
Peça tocada, peça mexida. A partir do momento em que o jogador encosta na peça, ele é obrigado a movimentá-la. Não pode voltar atrás.
O jogador que possui as peças brancas inicia o jogo.
Não é permitido o movimento de uma peça a uma casa ocupada por outra peça da mesma cor. Quando ocorre com peças de cores diferentes, a peça ocupada é capturada pelo oponente.
Toda vez que o rei for ameaçado, deve-se dizer “xeque”. Quando isso ocorrer, ele deve obrigatoriamente sair da casa ocupada.
Relógio de xadrez É um relógio com dois marcadores de tempo que só pode funcionar um de cada vez. A cada jogada executada pelo jogador, ele deve tocar no botão que fica na sua parte do relógio. O tempo vai passando para cada jogador, mas a partir do momento em que é tocado o botão, corre para o seu adversário.
Em cada marcador, existe uma seta que indica quando acaba seu tempo. Quando o ponteiro alcança essa seta, o tempo do jogador acaba e ele perde a partida.
O árbitro deve decidir antes de iniciar a partida onde o relógio deve ser colocado.
Não é permitido usar mãos diferentes para jogar e encostar no pino. O jogador deve executar o lance e logo após encostar no pino do relógio com a mesma mão.
Se ocorrer de o jogo precisar ser paralisado no momento, o árbitro deverá parar os marcadores.
Irregularidades
Deve-se manter atenção com as posições das peças. Se for comprovado que a posição inicial delas estava irregular, a partida é anulada e inicia-se outra.
Em casos do jogador derrubar a peça acidentalmente, ele deverá colocar na posição certa no seu próprio tempo. Se o oponente achar necessário, ele pode parar o marcador e chamar o árbitro. Se o árbitro julgar necessário, poderá punir o jogador que cometeu o erro.
Empate
Existe um determinado número de lances necessários para poder empatar um jogo. Se não alcançar o número necessário de determinado jogo, não há possibilidade