Normas do Laboratorio de Quimica
CUIDADOS EM UM LABORATÓRIO
Trabalhar em um laboratório de química envolve frequentemente o contato com substâncias potencialmente perigosas.
Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes e preservar a integridade das pessoas, do meio ambiente, dos reagentes e dos equipamentos, foram estabelecidas algumas normas básicas de segurança que devem ser seguidas à risca.
Essas normas abrangem desde cuidados com a segurança pessoal até o manuseio correto de equipamentos, utilização e armazenagem de produtos químicos.
É fundamental que a segurança no laboratório de química seja uma preocupação constante e prioritária de todos os seus usuários: alunos, professores e funcionários.
Embora o trabalho laboratorial seja potencialmente perigoso, esta realidade não deve se transformar em um empecilho ou impor restrições de aprendizagem plena que leve a verdadeira descoberta da química.
NORMAS DE SEGURANÇA
- O laboratório é um local de trabalho sério e de risco potencial.
- Nunca trabalhar sozinho no laboratório.
- Usar sempre jaleco limpo e justo, sendo até a altura do joelho, de mangas compridas que deve ser de algodão (o nylon, em caso de acidente com fogo, gruda na pele).
- Usar EPIs: Óculos de proteção, touca descartável, máscara e luvas sempre que for preciso.
- Usar sapatos fechados.
- Manter os cabelos, quando forem compridos, devidamente presos.
- Lavar as mãos com frequência durante o trabalho laboratorial; proteger as feridas expostas e evitar o manuseio de aparelhos elétricos com as mãos úmidas.
- Nunca comer ou beber dentro do laboratório devido ao perigo de contaminação com substâncias tóxicas.
- Nunca fumar no laboratório devido ao perigo de contaminação com substâncias e à presença de inúmeras substâncias inflamáveis.
- Pesquisar as propriedades físicas e a toxidez das substâncias que serão utilizadas antes de iniciar os experimentos.
- Crias o hábito de ler atentamente o rótulo dos frascos antes de