trabalho de um psicologo educacional
Este trabalho tem como finalidade apresentar o Psicólogo que atua na área Educacional, procuramos ver como é realizado seu trabalho e se tem autonomia para desempenhá-lo. Com esse intuito procuramos pesquisar se há profissionais que ajudem ou que são ajudados e se houver essa ajuda de que forma ocorre. Ver quais são suas qualificações profissionais se foi ou não necessário procurar por ajuda, ou mais qualificações e qual é seu publico alvo.
Para alcançar tal objetivo entrevistamos três profissionais desta área procuramos fazer a entrevista da melhor forma possível para esclarecermos nossas duvidas e dos demais.
Por fim queremos promover uma reflexão e discussão sobre a importância de se conhecer o trabalho do psicólogo e suas áreas de atuação.
História da Psicologia na Educação
·
O interesse pela educação, suas condições e seus problemas, foi sempre uma constante entre filósofos, políticos, educadores e psicólogos. Porém só teve reconhecimento como área de atuação profissional, no final do século XIX. A aplicação da psicologia na educação, psicologia educacional, era um ramo especial da psicologia, preocupado com a natureza, as condições, os resultados e a avaliação e retenção da aprendizagem escolar. Ela deveria ser uma disciplina autônoma, com sua própria teoria e metodologia. Durante a década de 50, o panorama muda. Começa-se a duvidar da aplicabilidade educativa das grandes teorias da aprendizagem elaboradas durante a 1ª metade do século XX. Surgem outras disciplinas educativas tão importantes a educação quanto à psicologia, e esta precisa ceder espaço.
Na década de 70, assume o seu caráter multidisciplinar, que conserva até hoje. Atualmente, a Psicologia da Educação é considerada um ramo tanto da Psicologia como da Educação, e caracteriza-se como uma área de investigação da aprendizagem.
Conceito de Psicologia na Educação:
Quando se fala,