Gravimetria
Gravimetria
1) Qual a massa de nitrato de prata necessária para precipitar completamente todo cromato presente em 50,00 mL de uma solução de cromato de potássio 0,0121 mol/L?
2) Para determinar a composição de uma mistura de sais (cloreto de sódio e oxalato de cálcio) um analista aqueceu 1,000 g de uma amostra da mistura a 500 ºC num forno mufla durante 2 horas. Após o término do tempo requerido, a amostra foi posta para resfriar em um dessecador e em seguida foi pesada, onde se observou que a massa resultante após o tratamento térmico foi 0,8386 g. Baseando-se na equação abaixo, calcule a percentagem de cloreto de sódio e de oxalato de potássio na mistura.
CaC2O4 → CaCO3 + CO
3) Calcule os fatores gravimétricos para conversão de:
a) Sulfato de bário em bário
b) Oxalato de cálcio em cálcio
c) Cromato de prata em prata
4) 25,00 mL de uma solução contendo cloreto foi tratada com 45,00 mL de uma solução padrão de nitrato de prata 0,1000 mol/L, quando houve a completa precipitação do cloreto na forma de cloreto de prata. Inicialmente houve formação de um precipitado coloidal, no entanto, através do aquecimento e de agitação constante, o precipitado coagulou formando grumos. O precipitado foi separado de sua solução mãe por filtração e foi dessecado a 130 – 150 ºC. Após ter resfriado em um dessecador, toda a massa resultante foi pesada, apresentando o valor de 10,44 g. Calcule o fator gravimétrico e a concentração de cloreto em percentagem (m/v) e em mg/L.
5) Para análise da pureza de uma amostra de carbonato de cálcio comercial foram realizados os seguintes procedimentos:
a) 0,5023 g da amostra foi tratada com 10 mL de água e 15 mL de uma solução de HCl 6mol/L e aquecida para eliminar o dióxido de carbono;
b) O cálcio disponível em solução foi precipitado por adição de uma solução quente de oxalato de amônio.
c) Após ser separado por filtração, o precipitado foi calcinado a 1200 ºC durante duas horas,