Trabalho de trigonometria
Trigonometria e Números Complexos
Curso: Licenciatura em Matemática - 1º Período
Professora: Lia Andrade Quintanilha Pinto
UNISAL- Lorena
2013
TRIGONOMETRIA
Introdução Histórica
Os babilônios, povo que habitava a Mesopotâmia, desenvolveram um considerável conhecimento geométrico desde 2 000 anos a.C. A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história. Também no Egito, aproximadamente 1300 anos a.C., a Geometria era desenvolvida: agrimensores usavam-na para medir terrenos, construtores recorriam a ela para suas edificações. As grandes pirâmides próximas ao rio Nilo demonstram que os egípcios conheciam e sabiam usar muito bem a Geometria.
Por volta de 600 anos a.C., filósofos e matemáticos gregos, entre os quais podemos citar Tales de Mileto e Pitágoras, passaram a sistematizar os conhecimentos geométricos da época. A Geometria, antes dos gregos, era puramente experimental, sem que houvesse qualquer cuidado com os princípios matemáticos que regiam os conhecimentos geométricos. Foram , então, os gregos os primeiros a introduzir o raciocínio dedutivo.
Foi com o matemático grego Euclides que a Geometria realmente se desenvolveu, fazendo da cidade egípcia de Alexandria, onde vivia, o centro mundial da Geometria, por volta de 300 anos a.C. Sistematizando os conhecimentos que outros povos antigos haviam adquirido de forma desordenada através do tempo, Euclides deu ordem lógica a esses conhecimentos, estudando a fundo as propriedades das figuras geométricas, as áreas e os volumes.
Para Euclides, a Geometria era uma ciência dedutiva cujo desenvolvimento partia de certas hipóteses básicas: os axiomas ou postulados. O grande trabalho de Euclides foi reunir em 13 livros, sob o título de Elementos, tudo o que se sabia sobre a Geometria em seu