Trabalho de Cáculo TRIGONOMETRIA
Como a Trigonometria estabelece relações entre as medidas de ângulos e de segmentos, foi também considerada originalmente como extensão da Geometria.
Existem vestígios de um estudo rudimentar de Trigonometria entre os babilônios, que usavam para resolver problemas práticos de navegação, de agrimensura e de Astronomia. Hoje, sabemos que a Astronomia foi a grande impulsionadora do desenvolvimento da Trigonometria, principalmente entre os gregos e os egípcios. Alias, foram os astrônomos que estabeleceram os fundamentos daTrigonometria.
Acredita-se que foi o astrônomo grego Hiparco (190 a. C. – 125 a. C.) quem empregou, pela primeira vez, relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a. C.
Importantes trabalhos hindus foram traduzidos para o árabe, no final do século VIII, mostrando o quanto aquele povo estava familiarizado com esse ramo da Matemática, dando embasamento às notáveis descobertas feitas pelos matemáticos árabes.
O primeiro tratado de Trigonometria feito de maneira sistemática é chamado De triangulis ou Tratado dos triângulos e foi escrito pelo matemático alemão Johann Muller, chamado regiomontanus.
Atualmente, a Trigonometria não se limita a estudar somente os triângulos; sua aplicação se estende a vários campos da Matemática (como a Geometria e a Análise). Encontramos, também, aplicações da Trigonometria em Eletricidade, Mecânica, Acústica, Música, Engenharia Civil, topografia e em muitos outros campos de atividades, aplicações estas envolvidas em conceitos que dificilmente lembram os triângulos que deram origem à Trigonometria.
Observe uma pessoa que sobe dois tipos de rampa: