Células do Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo propriamente dito se apresenta de muitas formas, as quais são caracterizadas pelos tipos de células que as compõe. Tais células podem ser permanentes e transitórias:
Permanentes: Fibroblastos, Mastócitos, Macrófagos, Adipócitos, Pericito.
Transitorias (células de defesa): Plasmócitos, Neutrofilos, Eosinófilos, Linfócitos
FIBROBLASTOS
O fibroblasto é a célula mais abundante no tecido conjuntivo. É principal célula formadora das fibras e da substancia amorfa. Geralmente, apresenta-se alongada e com algumas expansões citoplasmáticas, que se estendem para fora da célula. O citoplasma é basófilo devido á intensa atividade de síntese proteica desta célula.
MASTÓCITOS
São células globulosas, com citoplasma repleto de grânulos basófilos contendo diversas substancias que atuam no desencadeamento do processo inflamatório. Os mastócitos, em pessoas alérgicas, podem conter IgE’s (anticorpos) para vários antígenos que já tenham entrado em contato com o organismo. Quando um antígeno entra em contato com o organismo pela primeira vez, os plasmócitos podem produzir um IgE específico contra aquela substância. O IgE aloja-se então na membrana do mastócito. No segundo contato com organismo, o antígeno reage com o IgE da membrana do mastócito, provocando a sua ruptura e, consequentemente, a liberação de histamina e outras substâncias contidas nos mastócitos responsáveis pelo processo alérgico. Esse mesmo processo pode gerar um choque anafilático, muitas vezes fatal.
MACRÓFAGOS
O macrófago é uma célula originada dos monócitos que são células do sangue. Sua principal função está relacionada á fagocitose e pinocitose de elementos estranhos ao organismo e de células mortas. Possui morfologia muito variada, podendo ser fixo, chamado de histiócito ou móvel, movendo-se por emissão de pseudópodos.
Quando o macrófago fagocita uma substância estranha ao organismo, produz interleucina, que promove a proliferação de linfócitos T4