Trabalho de tomografia
TR 16
Informática Aplicada a Radiologia
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
E
DENSITOMETRIA ÓSSEA
GRUPO:
Alana Scremin, Cristina Kope, Ricardo Anversa e Vinícius Ardenghi
TURMA:
TR16
Santa Maria, 31 de Maio de 2010.
Sumário:
Introdução
Tomografia:
Introdução à Tomografia Computadorizada
Gerações de TC
Sistema Helicoidal (Volumétricos)
Sistema Multi-Slice
Tubos de RX em TC e Detectores
Reconstrução das Imagens
Escala de Hounsfield
Artefatos
Tipos de exames
Protocolos
Tipos de Contrastes
Janelamento
Densitometria Óssea:
Introdução à Densitometria Óssea
Princípios de Operação
Protocolo de Exames
Osteoporose
Formação da Imagem
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Neste trabalho mostraremos a importância de Densitometria Óssea e Tomografia Computadorizada nos exames clínicos, mostrando a importância da radiação e o avanço da tecnologia nos dias de hoje.
A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame complementar de diagnóstico por imagem que representa uma parte (fatia ou secção) do corpo. É obtido através de processamento por computador, após o corpo ser exposto aos raios-x onde as informações são recolhidas.
A Densitometria Óssea é um dos métodos mais modernos e aprimorados para se medir a densidade mineral óssea. Os aparelhos utilizados hoje conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames. A exposição à radiação é baixa tanto para o paciente quanto para o técnico.
Também serão abordados temas como modos de se fazer o exame, o funcionamento do aparelho, precauções e como é processada a imagem.
Tomografia Computadorizada
O termo Tomografia deriva da palavra grega “tomos”, que significa “cortes”. A Tomografia Computadorizada proporciona imagens anatômicas em cortes nos planos axial, sagital e coronal, usando um computador complexo e um sistema mecânico de imagem. O principio da tomografia consiste ligar um tubo de raios-x em um dos lados e do outro uma série de detectores