Trabalho de Tomografia
Nome: Alessandra Simas
Prof.: Evandro
Rio de Janeiro, 11 de Abril de 2015
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar sobre o sistema de tomógrafos e a formação do tomograma.
Para entender melhor a tomografia é um exame realizado na medicina que consiste em analisar dados de diferentes perfis que são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados. A Tomografia emite radiação x, ou seja, é ionizante. Nesse caso deve haver uma orientação do técnico para o paciente e um preparo do paciente antes do exame.
O Tomógrafo é composto de:
O gantry
O gantry, também chamado de portal, é considerado o maior componente de um aparelho de tomografia computadorizada. É o aparato que permite a passagem do paciente posicionado sobre a mesa de exame.
O gantry é constituído por um anel que representa o local onde estão os sensores ou detectores (cristais luminescentes - NAL) e o gerador de feixes, também chamado de ampola de feixes, por onde os feixes de raios X são emitidos.
Todos os comandos básicos que controlam o gantry se encontram em um painel na parte frontal do próprio gantry. Esses comandos controlam diversas opções como: altura e movimentação da mesa, angulação do gantry e a ativação dos eixos que promovem a centralização dos feixes na área examinada no paciente.
É por meio da inclinação proporcionada pelo gantry, de - 30º a + 30º em relação ao eixo vertical, que ocorre o processo de escaneamento sobre o paciente na mesa de exame, responsável pela captação dos dados do paciente (Sistema de Aquisição de Dados - DAS), possibilitando os diferentes cortes em diferentes planos.
Esse escaneamento dependerá do modelo do tomógrafo utilizado e da programação, pois está relacionado às movimentações do tubo de feixe de raios X.
O gantry possui um sistema de refrigeração próprio, responsável por refrigerar o tubo de feixes de raios X, além de um conjunto de motores