trabalho de tomografia veterinária
4º PERÍODO DE RADIOLOGIA
PROF: ADELSON
ALUNO: TAINE RABELLO
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
A SOBREPOSIÇÃO DE ESTRUTURAS NO CORPO DOS ANIMAIS É UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PELOS QUAIS OS RAIO-X TRADICIONAIS NÃO SÃO CAPAZES DE ENXERGAR TÃO PROFUNDAMENTE A PARTE INTERNA DO CORPO DOS ANIMAIS; E É, JUSTAMENTE AÍ, QUE ENTRA A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA – PERMITINDO A AVALIAÇÃO E A INVESTIGAÇÃO DE PORÇÕES MAIS DETALHADAS E ESCONDIDAS. ENTRE OS PRINCIPAIS ESPECIALISTAS VETERINÁRIOS QUE COSTUMAM REQUISITAR O EXAME DE TC PODEMOS CITAR OS ONCOLOGISTAS E ORTOPEDISTAS; JÁ QUE, POR MEIO DO PROCEDIMENTO É POSSÍVEL REALIZAR:
PESQUISA DE METÁSTASES, PRINCIPALMENTE PULMONARES;
DETERMINAR A ORIGEM DE GRANDE MASSAS TUMORAIS ABDOMINAIS E TORÁCICAS, BEM COMO SUA EXTENSÃO E ENVOLVIMENTO DE ÓRGÃOS;
PLANEJAMENTO CIRÚRGICO DE FRATURAS MAIS COMPLEXAS;
AVALIAÇÃO PRECISA DE ESTRUTURAS ÓSSEAS. ESSAS SÃO AS REGIÕES QUE COSTUMAM SER MAIS AVALIADAS POR MEIO DESSE TIPO DE EXAME E ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE PODEM SER IDENTIFICADOS DE FORMA PRECOCE NESTAS REGIÕES POR MEIO DO EXAME DE IMAGEM DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA VETERINÁRIA:
CRÂNIO
O EXAME DE TC VETERINÁRIO PERMITE O ESTUDO DA CAVIDADE NASAL, DOS SEIOS FRONTAIS, FRATURAS E DETERMINAR A EXTENSÃO E O GRAU DE ENVOLVIMENTO DE OUTRAS ESTRUTURAS DOS PROCESSOS NEOPLÁSICOS, ENTRE OUTROS.
COLUNA COM O ADVENTO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, CONSIDERADO O EXAME MAIS ADEQUADO PARA SUA AVALIAÇÃO, AS INDICAÇÕES DA TC PARA ESTA REGIÃO INCLUEM APENAS FRATURAS E LUXAÇÕES.
TÓRAX É O EXAME DE ESCOLHA PARA MELHOR AVALIAR ESTA REGIÃO, TENDO COMO ALGUMAS DAS PRINCIPAIS INDICAÇÕES AVALIAR COM CLAREZA ALTERAÇÕES NO MEDIASTINO (UMA DAS CAVIDADES TORÁCICAS), A PRESENÇA DE NÓDULOS METASTÁTICOS BEM COMO NEOFORMAÇÕES PRIMÁRIAS NOS CAMPOS PULMONARES, SENDO QUE HÁ, AINDA, A POSSIBILIDADE DE REALIZAR BIÓPSIAS, TENDO O EXAME TOMOGRÁFICO COMO GUIA.
ABDÔMEN O