TRABALHO DE TICA PROFISSIONAL
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CARLA DUTRA
MARCUS VINICÍUS
ESTUDO DE CASO: ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
TERESINA-PI
2015
ESTUDO DE CASO 3: Apolinária da Anunciação executa serviços contábeis, na função de contadora há 2 (dois) anos na organização contábil Mundo Novo, estando com o registro profissional vencido há mais de 1 (um) ano. Tal situação foi identificada por meio de denúncia ao Conselho Regional de Contabilidade, que, após comprovar a irregularidade, deverá aplicar qual penalidade?
ENQUADRAMENTO: Art. 2º, inciso I e VIII, Art. 3º, incisos II, V, X e XX e Art. 11, inc. V do CEPC, aprovado pela Resolução CFC no 803/96, c/ c art. 24 inciso I da Resolução CFC no 960/03.
HISTÓRICO: Por demonstrar falta de zelo no exercício de suas funções, não se manifestando quanto à existência de impedimento para exercer a profissão contábil, assumindo serviços com prejuízo moral e desprestígio para a classe, exercendo a profissão quando impedido, prejudicando culposa ou dolosamente interesse confiado à sua responsabilidade profissional, não observando os princípios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade ao elaborar as demonstrações Contábeis da empresa Mundo Novo.
PARECER: Conforme Art. 27. g) advertência reservada, censura reservada e censura pública nos casos previstos no Código de Ética Profissional dos Contabilistas elaborado e aprovado pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, conforme previsão do art. 10 do Decreto-Lei no 1.040, de 21 de outubro de 1969.” (NR). Advertência Reservada.
RECURSO: Voluntário.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A ética é condição fundamental para que a nossa profissão adquira credibilidade social, pois caso a sociedade não perceba a disposição dos profissionais em proteger os valores éticos, certamente ela passará a não acreditar na profissão.
O profissional contábil é quem constrói a sua própria valorização, por meio de suas atitudes e valores,