Sa de mental
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB
ESTUDO DE CASO
HOSMAC
RIO BRANCO
2014
JESSSICA BARRETO FLORES
ESTUDO DE CASO
HOSMAC
Estudo de caso realizado para obtenção da nota parcial de n2 da matéria de Saúde Mental, lecionada pela professora Maria de Lourdes, oferecida pela União Educacional do Norte – UNINORTE, especificamente no curso de bacharelado em enfermagem.
Enf. Precp. : Lilian
RIO BRANCO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. HISTÓRICO DO PACIENTE 5
1.1. HISTÓRICO PESSOAL 5
1.2. HISTÓRICO FAMILIAR 5
2. PATOLOGIA 5
2.1. ETIOLOGIA 5
2.2. FISIOPATOLOGIA 5
3. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO 6
3.1. CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A MEDICAÇÃO 8
4. SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Os transtornos de conduta são caracterizados por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva ou desafiadora.
Pelo CID – 10, classificam-se quanto á socialização ou não, enfatizando a existência de relação social com outras pessoas, envolvendo lealdade e amizades duradouras, nos socializados, em contraposição ao isolamento, impopularidade e falta de amigos íntimos na mesma faixa etária nos não socializados.
A alteração de conduta, quando em seu maior extremo, deve alcançar violações importantes das expectativas sociais e apropriadas á idade do individuo e é , portanto, mais grave que travessuras infantis ou rebeldias de adolescentes normais. Atos anti-sociais ou até criminosos, se isolados são tampouco, em si mesmo, base para o diagnóstico, o qual implica em um padrão permanente de comportamento.
A detecção precoce dos transtornos em crianças pequenas e ser atendimento, através do manejo ambiental e orientação aos pais e responsáveis é a melhor medida preventiva.
No Acre, infelizmente, esses atendimentos são realizados apenas no Hospital de Saúde Mental do Acre(HOSMAC), que atualmente apresenta mais de 48.000 prontuários e