apostila feita por min pra estudar materia economia e negocio
Recursos limitados versus necessidades limitadas Houve um tempo em que o homem não pensava que os recursos fossem escassos. A economia nem existia como ciência. Acontece, agora, que ela é tida como a ciência da escassez. Estuda como devem ser administrados os recursos. Também explica as "aparentes" necessidades ou carências materiais das pessoas. No entanto, o sistema capitalista parece querer omitir a tal escassez dos recursos, já que incentiva as compras mesmo que desnecessárias. Isso tudo ocorre em nome da manutenção da sociedade de consumo: renda, consumo, produção, impostos etc. A sociedade está cada vez mais hipnotizada pelo marketing, publicidade pela propaganda e busca a felicidade no ato de comprar. Carências surgem a todo o momento, mesmo não necessitando. O anseio pela novidade vem sendo o motor propulsor da sociedade de consumo.
Os fatores de produção:
Em economia, fatores de produção (também chamados de insumos), são cada um dos elementos (matéria-prima, equipamentos, capital, horas de trabalho, etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços. 1
Curvas na possibilidade de produção:
Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
Assim na função supõe-se a produção de apenas dois bens, sabendo que os restantes fatores de produção já são dados.
Caracterização de bens e serviços:
Em economia, a produção é dividida em bens físicos e serviços intangíveis. Considera-se que o consumo de bens e serviços produz utilidade.
Satisfazemos nossas necessidades e desejos através do consumo de bens e serviços. Os bens são itens que podemos ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu, uma pasta, etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por