Trabalho De Thiago
GANZELI, P: O processo de planejamento participativo na unidade escolar. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional. UNESP.
Aluna:
Jéssica Ramos
Importância do Planejamento Participativo:
Importância do Diagnóstico da Realidade Escolar:
Fases do Planejamento Participativo:
Descrição de cada fase:
Processo de análise e escolha de problemas a serem solucionados
Sua opinião a respeito do Texto:
O planejamento participativo é importante para uma melhor qualidade do ensino. Entender o significado da escola e suas relações no sistema educacional, bem como com a sociedade, tornou-se uma exigência imprescindível para garantir um planejamento realmente participativo.
A escola é influenciada por forças "externas" e "internas" a seus muros. Enquanto uma unidade social os "elementos que integram a vida escolar são, em parte, transpostos de fora; em parte, redefinidos na passagem, para ajustar-se às condições grupais; em parte, desenvolvidos internamente e devidos a estas condições. Longe de serem um reflexo da vida da comunidade, as escolas têm uma atividade criadora própria, que faz de cada uma delas um grupo diferente dos demais.
Preparação do Plano Escolar
Nesta fase é feito um registro sistematizado e justificado das decisões tomadas pelos agentes educacionais que vivenciam o dia-a-dia da escola;
A) PROBLEMA - Pense num problema que interfira negativamente na escola. É comum nessa parte da discussão uma certa dificuldade na definição do problema, pois, em certos casos, não é muito clara a distinção do problema e suas causas, ou mesmo consequências, o que exige um tempo maior de discussão.
B) INDICADORES - Quais os dados quantitativos ou qualitativos que demonstram a existência do problema na escola? Os "indicadores" servirão para verificarmos a eficiência das operações, ou seja, se elas ajudaram a reduzir o índice de alunos suspensos na escola ou estes permaneceram sem alterações significativas, mesmo com a implementação das operações.