trabalho de teste
Objetivo: Ponto no futuro a ser atendido.
Meta: Um ponto intermediário a ser atingido na direção do seu objetivo.
Estratégia: Mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos previamente.
Para o SEBRAE, o planejamento estratégico é o método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. Este planejamento deve ser global a curto, médio e longo prazo.
Devemos destacar que planejar envolve questionamentos sobre: o que fazer, como fazer, quando fazer, quanto fazer, para quem fazer, por que fazer, por quem fazer e onde fazer. Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional, podendo ser considerado como uma bússola para os membros da organização. Por ser considerado um guia para a ação organizacional, o planejamento estratégico é visto como sendo a bússola para os membros da organização, ou seja, o planejamento estratégico irá direcionar as decisões da empresa.
Para efetivarmos o planejamento estratégico o dividiremos em partes.
Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado, ou seja, a visão, a missão, os objetivos, os objetivos setoriais, os desafios e as metas.
Planejamento dos meios: especifica-se a proposta dos caminhos para se chegar ao estado futuro, que é a expansão da capacidade produtiva de uma unidade e/ou a diversificação de produtos. Escolhem-se macroestratégias, macropolíticas, estratégias, políticas, procedimentos e práticas.
Planejamento organizacional: esquematizam-se os recursos organizacionais para realizar os meios propostos. Exemplo: estruturação da empresa em unidades estratégicas de negócios.
Planejamento dos recursos: dimensionam-se os recursos humanos, materiais, determinação da origem e aplicação de recursos financeiros. Nesse ponto, se estabelecem os programas, projetos, e planos de ação