Trabalho de terceirização
TECNOLOGIAS DA GESTÃO
TERCEIRIZAÇÃO
1. O que uma empresa deve levar em consideração para analisar corretamente se irá ou não terceirizar alguma de suas atividades?
Deve se considerar os itens abaixo: * Possibilidade de aumentar o foco do negocio: as empresas concentram-se nas suas funções principais ao mesmo tempo em que um terceiro garante suprimentos de insumos marginais ao negócio principal, direciona de maneira mais objetiva e efetiva os esforços e dispêndios da organização. * Melhor redução e controle de custos operacionais, custos fixos transformam-se em variáveis, além de serem mais facilmente previsíveis. * Redução de verbas para aquisição e modernizações, pois a desejada evolução tecnológica passa a ser de responsabilidade da entidade contratada. * A otimização de recursos, que evita ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa * A eliminação, ou pelo menos a diminuição, expressiva do custo e responsabilidade social e sindica com mão de obra, transferindo tais responsabilidade para os terceiros, além do aprimoramento do sistema de custeio.
2. Que cuidados devemos ter com contratos numa terceirização?
* Primeiramente, o desconhecido das especificidades do objeto de determinada atividade a ser confiada a terceiros pode comprometer o bom desempenho do empreendimento.
* O medo do desconhecido e a tendência de gestores se sentirem –se confortáveis na situação corrente (manutenção do status quo) pode potencializar resistência e conservadorismo, atrapalhando a predisposição de se confiar em terceiros.
* A dificuldade de encontrar o parceiro ideal figura como um dos mais frequentes fatores de risco, portanto é imprescindível a existência de um processo de escolha e desenvolvimento de parceiros altamente profissionalizados. O terceiro escolhido deve sempre apresentar um padrão de domínio técnico e/ ou tecnológico superior da organização contratante.
* O fator de risco também