Trabalho Terceirização
RESUMO
Na década de 80, a terceirização teve início no Brasil trazendo para as grandes empresas uma opção de maior produção e lucratividade. A terceirização dá às empresas a opção de contratar outra empresa para a realização de suas atividades meio, assim todos os outros recursos ficam disponíveis para a atividade fim da empresa.
Com essa revolução, as vantagens para as empresas foram muitas, desde espaço organizacional até a diminuição no quadro de funcionários. Outra grande vantagem é a qualidade do trabalho, pois devido à contração de outra empresa para o serviço, existe a opção de ter o trabalho e o funcionário mais qualificado para a área de necessidade da empresa. Por outro lado, o trabalhador não teve tantas vantagens, a começar pela possibilidade de perder seu emprego devido à empresa contratar uma terceirizada para a realização do serviço, nesse caso se tratando de trabalhador contratado diretamente pela empresa mãe. Já o trabalhador terceirizado, perde no sentido de não ter seus direitos trabalhistas protegidos por uma lei, sendo assim havendo a possibilidade de ter o acordo de trabalho não cumprido pela parte da empresa terceirizadora e sem poder recorrer à justiça por seus direitos.
Outra grande desvantagem para o trabalhador terceirizado e alvo de grande reclamação dos mesmos, é a forma precária das condições de trabalho dadas pela empresa. Muitas empresas terceirizadas não dão boas condições de trabalho aos funcionários, a segurança no trabalho é um exemplo, há muitos registros de acidentes durante o trabalho causados por falta de segurança, além disso, a empresa contratante não trata o funcionário terceirizado com respeito devido a ele não ser um funcionário direto. Essas vantagens e desvantagens fazem com que a terceirização se torne alvo de discussão entre empresas tomadoras, empresas terceirizadoras e trabalhadores no geral. Atualmente, está em debate no governo brasileiro o Projeto de Lei 4330 que trata-se da