Trabalho de Teoria II
Professor: Eduardo Valones
Questões sobre um fragmento do texto: O sorvete – Carlos Drummond de Andrade:
Questão 1: A leitura do fragmento selecionado permite concluir o quê com relação aos personagens:
R O narrador e seu amigo Joel eram meninos do interior que foram matriculados por seus pais em um colégio interno no ano de 1916 em uma cidade que teria apenas cinquenta mil habitantes, mas que seu comercio chamava a atenção, assim como os letreiros e o cinema, neste colégio existiam várias regras onde a infração era punida com reclusão no domingo, a rigidez era tanta que ate mesmo o dinheiro dos educandos era controlado.
Questão 2: A respeito da cidade, pode-se afirmar que ela é uma personagem? Justifique:
R No texto em questão acreditamos que a cidade não pode ser considerada personagem visto que boa parte do conteúdo narra locais que existem na cidade como o comercio o cinema além de citar as pessoas que a mesma acolhe fazendo com que a história se passe boa parte na cidade.
Questão 3: Leia com atenção, uma definição simplificada do termo conto.
Baseando-se na leitura das informações apresentadas, identifique dois elementos que possam caracterizar o texto “O sorvete” como um conto. Justifique a sua resposta com exemplos extraídos do texto.
Na definição podemos destacar a seguinte afirmativa: “O conto é o gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa. Desta forma o fragmento do texto de Drummond pode confirmar o que foi dito na definição citada anteriormente, pois, o narrador conta, ou melhor, narra como foi sua ida do interior para a cidade e para o colégio interno. Ele narra sobre suas percepções ao chegarem um novo lugar.
Fragmento do texto: “A um simples olhar de menino do interior, como éramos nós outros, identificava-se a substância particular de que se teciam as suas vidas, roupas, hábitos, e se não fosse muita imaginação, o seu próprio