TRABALHO DE TAP
GABRIELA FERNANDES E MAIRA RUBIA
5° P
R. D. F. de 45 anos, do sexo masculino, casado, psicólogo e professor, foi submetido individualmente ao Teste de Apercepção Temática (TAT). Rodrigo possui dois irmãos, sendo um de 50 e um de 43 anos. Seus pais são casados há 51 anos.
Durante a aplicação do teste Rodrigo se mostrou atento e participativo, no inicio pegou o cartão na horizontal e manteve durante toda a aplicação. O tempo de latência foi de 08 segundos e o tempo total de 02 minutos e 04 segundos. Ficou calado por quatro intervalos de tempo.
A prancha aplicada foi a 12 RM – O bote abandonado - Um barco a remo está parado à margem de um rio que corre entre o arvoredo de uma floresta. Não há figuras humanas no quadro. A percepção de Rodrigo foi a seguinte: “Paisagem bucólica, com quadro, lago, árvores floridas, um barco onde pessoas devem ter andado... Pensando na vida... Satisfeito com o ar de tranquilidade... Pessoa está saindo para descansar de tudo, pensando que uma hora trago meus amigos para aproveitar, é um lugar muito bom para pensar na vida... Pensando em soluções para o futuro, tentar achar soluções para a sua vida e dar um ruma, fazer mudanças”.
Após este relato o indivíduo disse que havia terminado a história e que não tinha mais nada a falar.
Prancha
Herói
Necessidade
Pressões do ambiente
Outras figuras Conflitos
Ansiedade
Defesas
Superego
Recursos egóicos 12 RM
O paciente Autonomia
Falta ou perda, de mudança (monotonia)
Amigos (no pensamento) Intrapsíquicos
Autoimagem, própria capacidade.
Isolamento
Superego flexível Razoável interação do ego