Trabalho De Suplementa O De Ferro
ANA PAULA SALVALAIO
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO
SANTA TERESA
2015/1
ANA PAULA SALVALAIO
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO
Trabalho de Saúde da Criança e do Adolescente apresentado à professora da matéria do curso técnico em Enfermagem da Escola São Francisco de Assis – Santa Teresa –ES.
Professora: Edialy Tetemann
SANTA TERESA
2015/1
INTRODUÇÃO
As anemias nutricionais resultam da carência de nutrientes como o ferro, o ácido fólico e a vitamina B12.
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia carencial no mundo, constituindo-se a carência nutricional de maior abrangência, afetando principalmente as crianças e gestantes dos países em desenvolvimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define anemia nutricional como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina do sangue está abaixo dos valores considerados normais para a idade, o sexo, o estado fisiológico e a altitude, sem considerar a causa da deficiência.
A Anemia por Deficiência de Ferro é a carência nutricional de maior magnitude no mundo, sendo considerada uma carência em expansão em todos os segmentos sociais, atingindo principalmente crianças menores de dois anos e gestantes. Embora ainda não haja um levantamento nacional, estudos apontam que aproximadamente metade dos pré-escolares brasileiros sejam anêmicos (cerca de 4,8 milhões de crianças) com a prevalência chegando a 67,6% nas idades entre seis e 24 meses. No caso de gestantes, estima-se uma média nacional de prevalência de anemia em torno de 30%.
A deficiência de ferro decorre, principalmente, da quantidade insuficiente de ferro na dieta para satisfazer as necessidades nutricionais individuais. Como resultado da deficiência de ferro prolongada ocorre a anemia, um dos fatores mais importantes relacionados ao baixo peso ao nascer, à mortalidade materna e ao déficit cognitivo em