TRABALHO PORTUGUES
A PRODUÇÃO LITERÁRIA MEDIEVAL A ERA MEDIEVAL E SUAS ÉPOCAS
ALUNO: ALEXSANDRO JUNIO MACIEL DA SILVA PROF.ª LAURA GOMES
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 6
4. REFERENCIAS 7
1. INTRODUÇÃO
Em Portugal, os textos literários mais antigos datam do século XII, momento que coincidiu com a expulsão dos Árabes da Península Ibérica e também com a formação do estado português. A língua então falada na região que hoje se conhece como Portugal era o galego-português, em virtude da inclusão linguística e cultural que existe entre Portugal e a Galiza.
A literatura portuguesa medieval contou com duas fases ou épocas diferentes. Na primeira época, que também chamada de Trovadorismo foram predominados os gêneros orais, em que se destacou a cantiga trovadoresca. Já na segunda época a poesia se separou da musica, do canto, e da dança, passando a ser lida ou declamada, sendo chamada de poesia palaciana.
Apesar de bastante distanciada no tempo, é importante conhecer a produção literária portuguesa da idade media, pois é ela que inicia uma tradição literária em língua portuguesa, onde se torna referencia para escritores que surgiram posteriormente tanto em Portugal quanto no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.
2. DESENVOLVIMENTO
A Primeira época Medieval: O Trovadorismo
A época do trovadorismo compreende desde o início da Língua portuguesa, provavelmente entre 1189 e 1418. O trovadorismo abrange a idade Média, o feudalismo e o teocentrismo. Portugal encontrava-se ocupado com as Cruzadas, quando deram seu fim as manifestações culturais iniciaram-se, surgindo assim o trovadorismo.
Embora Portugal tivesse conhecido, na primeira época medieval, manifestações literárias na prosa e no teatro, foi à