Trabalho De Sociologia
Disciplina de sociologia
Professor Gustavo Bezerra
Trabalho de Sociologia (P2)
2- Defina os três tipos-ideais de dominação legítima descritos por Weber e correlacione-os com o conceito de “organização burocrática”, enfatizando porque nestas organizações o tipo de ação social não pode ser tradicional nem afetivo.
Temos de levar em consideração que o Weber acredita que o social parte das ações de cada individuo, logo a continuidade da vida social está ligada a dominação e ao poder.
Poder pode ser definido como a capacidade de impor sua vontade enfrentando ou não resistência e essa imposição pode partir de inúmeras situações, não importando a forma utilizada para que tal poder seja atingido.
Já a dominação pode ser definida como a possibilidade de determinado grupo ter suas ações influenciadas por seus dominadores. A submissão do grupo às vontades de seu dominador. Exercer influência, fazer com que determinado grupo lhe obedeça.
Weber divide a dominação legitima em três tipos: Legal, tradicional e carismática.
Dominação legal tem como base as leis e regras da sociedade, validade de um estatuto pré-estabelecido. Essas regras determinam uma hierarquia de forma que fique claro a quem obedecer e em que momentos obedecer. O poder se torna impessoal onde obedecemos as leis estabelecidas e não as vontades da pessoa que está no poder. As pessoas que exercem poder nesse caso são nomeadas para tal cargo e recebem pagamento por exercer tal função. É um tipo de dominação classificado como estável e o poder de autoridade é assegurado de forma legal. É o domínio que hoje é exercido pelos chefes de Estado, de empresas e etc.
Dominação Tradicional é baseada não tradições, nos costumes da sociedade. As regras são determinadas pela cultura imposta por gerações, pelo que é condicionado como tradição e tais leis são estabelecidas pelo “líder”. Se presta obediência ao líder, ou senhor, por respeito, podemos enxergar de certa forma que tais leis são