TRABALHO DE SOCIOLOGIA
DE
SOCIOLOGIA
Aluno: Guilherme Guariento
Curso de Administração
1° Ano / Turma - A
INDICE
O TRABALHO HUMANO SOB O DOMÍNIO DO CAPITAL
Origem e conceito do trabalho.
A racionalidade do trabalho no capitalismo.
A construção da identidade do trabalhador da indústria.
A administração cientifica e seu papel social.
1.1 Origem e conceito do trabalho.
O trabalho é uma realidade para todo ser humano capaz de exerce-lo. Desde o nascimento iniciamos a preparação para exerce-lo, pois é necessário adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para poder trabalhar.
Na antiga Roma, os únicos indivíduos que eram submetidos ao “tripalium”, instrumento de tortura com três pontas, eram os presos e os escravos, onde se deu origem a palavra trabalho. Na Idade Média seu significado continuava relacionado com o sofrimento.
O tema trabalho humano permite-nos compreender a natureza humana e as características de nossas sociedades.Fazem parte das condições objetivas que caracterizam o trabalho: o modo como ele se organiza e como está dividida sua realização, entre outros “setores”.
Como parte das condições subjetivas de nosso trabalho estão a satisfação pessoal na sua realização, e se o realizarmos prazerosamente ou não e o compromisso que temos na sua realização.
As condições objetivas e subjetivas do trabalho exercessem grande influência nos seres humanos como indivíduos e de como estão organizados em sociedade, pode ser apenas um meio para conseguir o dinheiro necessário para a sobrevivência ou pode chegar a ser um meio para a realização pessoal, ou até mesmo ambos. Podemos afirmar que o “trabalho humano é consciente e proposital, ao passo que o trabalho dos animais é instintivo”. Ao trabalhar, o homem sofre uma transformação no seu modo de pensar.
1.2 A racionalidade do trabalho no capitalismo.
No início da organização industrial os camponeses, pequenos produtos, eram forçados a se submeterem a um mercado de trabalho, vender a sua força de