Trabalho de Sociologia
SINDICATO DOS METROVIÁRIOS DE SP PLATAFORMA
Trabalho da disciplina de sociologia apresentado pelo aluno
Állef Ribeiro da 3°B série do ensino médio
CARAPICUÍBA SETEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um pouco sobre a história do Sindicato Metroviarios de São Paulo, o trabalho conta a origem do Sindicato Metroviarios o ano em que foi fundado suas lutas e conquistas e nos conta também noticias atuais de sobre o tema Sindicato dos Metroviarios, baseado em uma materia do jornal.
HISTÓRIA
Sindicato dos Metroviários foi fundado em setembro de 1981, porém, sua história de lutas e conquistas começou bem antes disso, mais precisamente em 25/2/1970, quando foi fundado o Metrô-Clube. Oficialmente, essa pode ser considerada a primeira manifestação de organização dos metroviários que, embora tenham dado esse importante passo, ainda não constituíam uma categoria com unidade.
Nesta época, o Metrô era um projeto muito recente e a idéia de mobilização de categoria ainda não era clara para maioria dos trabalhadores. O total de associados era de 311 metroviários – justamente aqueles que podem ser considerados os percussores da criação do Sindicato que temos hoje. Sua primeira diretoria foi presidida por José Carlos de Munno, e a seguinte por Cláudio de Senna Frederico, que mais tarde tornou-se secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.
A Fundação do Sindicato
A ação coletiva determinante para que a categoria se organizasse de forma efetiva foi tomada em 19 de março de 1981, durante a realização de uma assembléia que reuniu cerca de 200 profissionais para eleger uma diretoria provisória e aprovar um estatuto para o Sindicato.
Dois meses depois o Sindicato já divulgava aos trabalhadores suas atuações e objetivos, por meio do Plataforma. As principais reivindicações dos metroviários naquela época eram: piso salarial de três salários mínimos; reajuste trimestral com base nos cálculos do Dieese; aceitação de