Trabalho de sociologia
Respostas:
1ª - Unidade 1: R: A mais-valia é o valor que o trabalhador assalariado cria acima do valor da sua força de trabalho. Esse valor, que se pode definir como sendo o trabalho não pago ao funcionário, é apropriado pelo capitalista. A mais-valia é, portanto a base da acumulação capitalista.
2ª Unidade 2: R: Não acredito que os homens vivam em condições desiguais por vontade de Deus ou porque uns merecem ter mais que os outros. Essas condições desiguais ocorrem devido a maneira que o homem se organiza em sociedade (estratificação social) e do próprio homem que não se organiza para mudar ou pelo menos diminuir essas diferenças e desigualdades.
3ª Unidade 3: R: Indústria Cultural é o termo criado para explicar como a indústria pode vender a cultura em forma de mercadoria (sendo vendida e produzida em escala industrial) sem se preocupar com a qualidade, mas sim com a quantidade. Buscando atingir as massas para o consumo, a fim de que se esqueçam da exploração nas relações de produção, estimulando o imobilismo, ou seja, não é porque um operário saiba cantarolar uma ópera, que ele compreenda o seu significado. Acabando por tornar o homem menos crítico e mais passivo.
4ª Unidade 4 e 5 : R: Pode-se definir precarização do trabalho como aquele que tem pouca ou nenhuma estabilidade, não cumprindo a contento o propósito do trabalho, que é fornecer ao homem condições dignas de sustento próprio e de sua família garantindo sua cidadania.
A precarização do trabalho pode se apresentar sob várias formas, dentre elas o trabalho em condições análogas à escravidão, que se difere das demais formas de trabalho precário por possuir como uma de suas características basilares a presença de cerceamento do direito de livre locomoção do trabalhador, seja através da violência física, seja por meio da coação econômica, como no caso da servidão por