Trabalho de Sociologia
A ética pode ser considerada um conjunto de valores que são determinado por situações diversas que o ser humano passa. É fácil falar de ética, criticar ou defender sua ideia ou de outros, porém esse tema é muito difamado pelos jogadores de futebol. Em seus depoimentos longos os jogadores de futebol, criticam muito a atuação dos seus adversários, quando estão ganhando e ficam passando a bola, atrasando o jogo, ou até mesmo critica o juiz por não ter dado uma falta favorável ao seu time ou não ter visto algum lance durante a partida. Porém muitas vezes esse jogador não assume sua culpa ou de seus colegas de time, em uma falta que cometeu e o juiz não viu, ou algum lance de desonestidade. Há também que ser ressaltado a questão de possíveis manipulações dos jogos, essa é uma questão que todos os “Chefes do Futebol”, devem prestar atenção, pois qual é a graça de ver seu time jogar sabendo que o resultado pode estar sendo manipulado? Nenhum torcedor, pois o legal do Futebol é a alegria do povo, a brincadeira sadia com o time dos seus colegas e familiares, Futebol é um espetáculo do povo para o povo.
Ética e o Futebol
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. No qual busca estabelecer o bom modo de viver pelo pensamento humano, com regras dizendo qual deve ser o comportamento das pessoas perante algum fato. Essas imposições são diferentes em cada sociedade, em cada ramo de estudo ou de trabalho e são essas imposições, regras que fazem com que as pessoas tenham um comportamento que seja ético.
No futebol, a ética está presente em várias áreas, como no fair play, nas contratações e na arbitragem, por exemplo. É a ética que deixa o esporte mais bonito, mais interessante fazendo sempre prevalecer a justiça e o jogo limpo. Mas, alguns acontecimentos colocam isso em cheque à ponto de muitas pessoas estarem se afastando dos estádios, ou seja, acompanhando cada vez menos o futebol.
No fair