Trabalho de Sociologia
1. Argumentar sobre os conceitos de dialética e materialismo histórico.
Resposta:
A dialética deixou de ser vista apenas como arte do diálogo e agora também é o método de investigação e movimento contínuo da realidade. A dialética é constituída por uma tese, ou seja, uma afirmação, uma antítese, que é a negação da tese e a síntese, que é uma negação da antítese que vai formar uma nova tese. Marx apresentava uma filosofia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas da sociedade de classes e as exigências de superação. Já o materialismo histórico afirma que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. Esse método pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
2. Relacionar os conceitos de forças produtivas, relações sociais de produção, infra-estrutura e superestrutura.
Resposta: As forças produtivas expressam o grau de domínio do homem sobre a natureza, já as relações sociais de produção expressam as formas como os homens se organizam socialmente para produzir e distribuir a produção. Refere-se à divisão social do trabalho. E o conjunto dessas forças produtivas com as relações sociais de produção, forma a infra-estrutura. Essa infra-estrutura determina a superestrutura, que é tudo que é produzido pelo homem que não tem forma material, como as formas jurídicas, políticas, religiosas, científicas e culturais.
3. Argumentar sobre os conceitos de mais-valia e alienação e a perspectiva de Marx para superar estes problemas.
Resposta: A mais-valia é o trabalho excedente que não é pago ao trabalhador e serve para aumentar cada vez mais o capital do patrão. Neste contexto, inicia-se a questão da alienação, uma vez que o produtor não se reconhece no que produz e acaba aceitando a situação sem questionar. Portanto, a solução para Marx, era existir a luta de classes com o objetivo de