Trabalho De Sociologia E Filosofia 1
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Região Norte
Dentre as manifestações culturais presentes na região norte do Brasil destacam-se as duas maiores festas populares da região, a saber: o Festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país, criada em 1965, que ocorre no estado do Amazonas; e a festa do Círio de Nazaré, considerada uma das maiores manifestações religiosas católicas do país que acontece em Belém (PA). Ainda em Belém do Pará, destaca-se o carimbó, uma dança e gênero musical de origens indígenas. Alguns alimentos típicos da região norte são: mandioca, tucupi, tacacá, jambu, carne de sol, camarão seco, pato, jacaré, pirarucu, mussarela de búfala, pimenta-de-cheiro e frutas (cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti).
Região Nordeste
Dentre as manifestações culturais presentes na região norte do Brasil destacam-se muitas festas, danças, gêneros musicais, a saber: festa do bumba-meu-boi, festa de Iemanjá, lavagem das escadarias do Bonfim, carnaval, maracatu, caboclinhos, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada. Vale lembrar que a literatura de cordel é um elemento muito presente na cultura nordestina bem como o artesanato feito com rendas. Alguns alimentos típicos da região nordeste são: acarajé, vatapá, cururu, carne de sol, peixes, frutos do mar, sarapatel, buchada de bode, feijão-verde, tapioca, broa de milho verde, canjica,