TRABALHO DE SOCIOLOGIA NAT
Natalia Andrade 12ª I
Tema: Papel da mulher na sociedade atual
Introdução:
Este trabalho tem como objeto de estudo as mudanças sofridas na família com a emancipação da mulher e com a entrada do sexo feminino no mercado de trabalho. Nos seculos anteriores acreditava-se que o marido deveria ser o provedor do lar, a mulher cabia o papel de mãe e dona de casa. Não precisavam e não podiam trabalhar porque eram pouco valorizadas e mal vistas pela sociedade. Porem o papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar, ficou para atrás a partir da década de 70 quando as mulheres começaram a conquistar espaço no mercado de trabalho.
Hoje em dia acontece o contrário, encontramos mulheres em altos cargos como por exemplo ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, na liderança de grandes empresas. Já não existe um único cargo que não seja ocupado por mulheres. Não só ocupam cargos no mercado de trabalho, mas também ocupam grande parte das vagas nos estudos superiores assim como é explicitado no seguinte documento:
Mulheres no total de doutoramentos (%) em Portugal
Idade média ao primeiro casamento, por sexo em Portugal
No século XIX com a constituição do sistema capitalista mudanças ocorreram no que retrata o trabalho feminino. Com o crescimento tecnológico e o desenvolvimento das máquinas, boa parte da mão-de-obra feminina foi transferida para as fábricas.
Desde então, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Tais como a seguinte lei que decreta que ‘‘ É proibido despedir mulher grávida pelo simples fato da gravidez”
Casar e formar família deixou de ser o objetivo principal de vida das mulheres, ou melhor, outras necessidades foram colocadas a frente. Devido a isso as mulheres modernas casam-se cada vez mais tarde.
Nos dias atuais, há bons exemplos da competência feminina em cargos que anteriormente só eram ocupados por homens. É o caso da Chanceler alemã Angela Merkel ou a presidente do Brasil Dilma Rousseff. Casos que