trabalho de sociedade
A possibilidade de interação, de comunicação entre indivíduos e grupos e de troca de informações entre eles, torna-se possível e potencializa-se em função dos serviços e das características da Internet, podendo significar um grande diferencial para a criação de ambientes educacionais que privilegiem aspectos como colaboração, interação e coletividade ”(Teixeira & Brandão, 2003, p.04).
Por fim diante deste novo contexto social que se configura e em razão da presença cada vez maior de tecnologias na vida dos indivíduos, o recurso estratégico passa a ser a informação, neste sentido busca se desenvolver a capacidade de analisar e sintetizar criticamente as informações disponíveis, avaliar a capacidade dos recursos audiovisuais e dos jogos didáticos como ferramentas facilitadoras da aprendizagem.
A velocidade das novas tecnologias de informação “reduziu” significativamente o tempo e o espaço, porém a capacidade de reflexão e introspecção não acompanhou a velocidade perceptiva que a geração tecnológica conquistou. Para que o indivíduo se insira de forma ativa e crítica em meio à rapidez e a mistura de informações (verbais, visuais e sonoras), característica da atual era pós-moderna, é necessário adquirir a capacidade de análise critica.
No Brasil, apenas há alguns anos os educadores têm se voltado, de modo mais contundente, para o estudo e a busca de linhas de ação para lidar com os efeitos da mídia.
Assim, a realidade educativa se transfigura a partir da entrada da tecnologia, necessitando para tanto de uma